Como saber se já estou na menopausa?
Embora seja comumente associada a irregularidade menstrual e o clássico calorão, a menopausa se manifesta através de outros sintomas, como a insônia, fadiga, irritabilidade e falta de libido. Muitas mulheres sofrem por anos com os sintomas do climatério e não fazem relação que podem estar vivenciando mudanças hormonais. Outras, fazem uso de métodos contraceptivos e podem ter os primeiros sinais mascarados pelos hormônios sintéticos.
Há mulheres também que usam anticoncepcional sem intervalo e sequer percebem que o ciclo menstrual não é mais regular. Por isso, não espere que o calorão seja o sinal de alerta para marcar uma consulta! Há dezenas de outros indícios de que você está no climatério ou na menopausa e vou te ajudar a identificar cada um deles.
Continue a leitura deste artigo!
Mas afinal, o que é a menopausa?
A menopausa é confirmada após um ano consecutivo sem menstruação. Um processo natural que simboliza o fim do período reprodutivo quando ovários param de produzir óvulos e há uma diminuição na produção dos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona.
Em média, as mulheres iniciam essa fase entre 45 e 55 anos, mas pode acontecer em qualquer idade entre os 40 e 60 anos. A menopausa pode ser influenciada por vários fatores, incluindo a genética, estilo de vida, nutrição e saúde reprodutiva.
Como a menopausa se manifesta no meu corpo?
Os sinais podem variar de mulher para mulher, mas você irá notar:
Irregularidades menstruais
A menstruação pode se tornar menos frequente ou mais espaçada e pode haver mudanças na duração e quantidade de sangramento menstrual.
Ondas de calor
Sensação de calor súbita que começa no peito e sobe para o rosto e pescoço, acompanhada de suor, rubor e, às vezes, palpitações cardíacas.
Suores noturnos
Semelhante às ondas de calor, mas ocorrem durante o sono e podem afetar a qualidade do sono.
Alterações de humor
Mudanças de humor, irritabilidade podem ocorrer com mais frequência. A ansiedade e depressão também podem vir a ser de maior risco.
Problemas de sono
Dificuldade em dormir, insônia e despertar frequente durante a noite.
Secura vaginal
Diminuição da lubrificação vaginal que pode causar desconforto ou dor durante a relação sexual.
Diminuição da libido
Você terá uma baixa no desejo sexual.
Perda de memória e falta concentração
Problemas de esquecimento e falta de concentração em atividades de rotina podem ser notados.
Ganho de peso
Mudanças hormonais podem aumentar o acúmulo de gordura abdominal e dificultar a perda de peso. É importante lembrar que nem todas as mulheres experimentam esses sintomas, e a gravidade e a duração dos sintomas variam de mulher para mulher. No entanto, esses são os mais comuns.
Diagnóstico clínico e laboratorial
Além dos sintomas descritos, alguns exames laboratoriais dão clareza e agilizam o diagnóstico. Orientando o tratamento, que deve ser personalizado. Entre os exames mais comuns, estão:
FSH (Hormônio Folículo-Estimulante)
Esse hormônio indica a maturação dos óvulos durante a idade fértil e seus valores variam de acordo com a fase do ciclo menstrual e a idade da mulher. Se o resultado do exame estiver elevado, revela a diminuição da função ovariana e fertilidade da mulher.
LH (Hormônio Luteinizante)
Assim como o FSH, é responsável pela ovulação e produção de progesterona. Seus valores também variam de acordo com a fase do ciclo menstrual. Se os exames apresentarem valores muito altos, é indicativo de menopausa.
Cortisol
Quando encontrado em altas concentrações no sangue, pode causar alterações no ciclo menstrual. Ao dosar o cortisol, o médico consegue avaliar se a alteração no ciclo é sinal de menopausa ou das oscilações hormonais causadas pelos níveis elevados de cortisol.
Prolactina
Com níveis altos de prolactina no sangue fora da gravidez, a mulher pode apresentar menstruação irregular ou ausência de menstruação, sinais comuns da menopausa.
Testosterona
Alguns sinais da menopausa são os mesmos de quando os níveis de testosterona estão baixos nas mulheres, como desinteresse sexual, ganho de peso e fadiga. Assim, a dosagem da testosterona pode ajudar no diagnóstico.
Autoconhecimento é o caminho para saber se a menopausa já chegou!
É preciso sair da zona de conforto e parar de pensar que todas as mulheres passam por isso e o sofrimento é normal.
Não é normal e eu posso garantir para você!
Todas as mulheres merecem envelhecer com longevidade e qualidade de vida. Iniciar o tratamento precoce é um divisor de águas para viver plenamente e com bem-estar.
Assim, não espere o calorão para buscar ajuda! Identifique os outros sinais do seu organismo e procure orientação especializada, seja qual for a sua idade.