A menopausa pode começar antes dos 40! Conheça os sintomas e como identificar o início dessa fase tão significativa na vida da mulher!
A sociedade e a mídia ainda retratam a feminilidade como algo jovem e fértil, de modo que a menopausa é constantemente associada ao envelhecimento, algo frequentemente estigmatizado e visto como uma perda da juventude, beleza e fertilidade. Superar o tabu em torno da menopausa requer esforços coletivos para aumentar a conscientização, promover a educação e desafiar os estigmas e estereótipos negativos. E esse é o tema da nossa conversa hoje!
Em média, as mulheres iniciam a menopausa entre 45 e 55 anos, mas pode acontecer em qualquer idade entre os 40 e 60 anos. Sim, aos 40 anos! Pois a menopausa é influenciada por vários fatores, incluindo a genética, estilo de vida, nutrição e saúde reprodutiva. No entanto, os sintomas começam a surgir gradativamente antes dos 40 anos, período esse denominado como climatério.
Os sinais podem variar de mulher para mulher, mas você irá notar:
Irregularidades menstruais
A menstruação pode se tornar menos frequente ou mais espaçada e pode haver mudanças na duração e quantidade de sangramento menstrual.
Ondas de calor
Sensação de calor súbita que começa no peito e sobe para o rosto e pescoço, acompanhada de suor, rubor e, às vezes, palpitações cardíacas.
Suores noturnos
Semelhante às ondas de calor, mas ocorrem durante o sono e podem afetar a qualidade do sono.
Alterações de humor
Mudanças de humor, irritabilidade podem ocorrer com mais frequência. A ansiedade e depressão também podem vir a ser de maior risco.
Problemas de sono
Dificuldade em dormir, insônia e despertar frequente durante a noite.
Secura vaginal
Diminuição da lubrificação vaginal que pode causar desconforto ou dor durante a relação sexual.
Diminuição da libido
Você terá uma baixa no desejo sexual.
Perda de memória e falta concentração
Problemas de esquecimento e falta de concentração em atividades de rotina podem ser notados.
Ganho de peso
Mudanças hormonais podem aumentar o acúmulo de gordura abdominal e dificultar a perda de peso.
É importante lembrar que nem todas as mulheres experimentam esses sintomas, e a gravidade e a duração variam de mulher para mulher. No entanto, a menopausa precoce pode intensificar os efeitos das mudanças hormonais, já que as mulheres ainda estão em uma fase de vida em que estão se adaptando a mudanças emocionais e físicas.
Quanto mais você souber sobre a menopausa, seus sintomas e impactos no corpo, mais confiante você se sentirá em falar sobre o assunto. Isso ajudará você a se sentir mais preparada para atravessar essa fase, lidar com as transformações e tomar decisões conscientes sobre sua saúde.
Iniciar o tratamento precoce é um divisor de águas para viver plenamente e com bem-estar!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONSULTA!
#menopausa #premenopausa #saudedamulher #menopausa #ginecologia #dramararubia #ginecologista